Madre Teresa Cristina Leite

Madre Teresa Cristina Leite

Madre Superiora da Ciansp.

Serviço Missionário

Data: 16/04/2023

Edição: 88

Compreender como a Irmã Benigna vivenciava a sua experiência missionária, sem medo de se doar e estar com as pessoas, nos ajuda a testemunhar o amor de Cristo e a fazer o bem para todos aqueles que se aproximam. Por meio dos seus trabalhos nos hospitais, nas creches, nos colégios, asilos e por todos os lugares que ela passava , compartilhou grande alegria em tocar os corações das pessoas com suas atitudes, seu sorriso e suas orações. Colocando seus dons a serviço,  a Venerável Benigna gostava de cantar na missa, atuar na paróquia e exercer seu apostolado sem medo de estar com os mais necessitados, considerando que tantos os mais  pobres como os mais abastados sentem a sede de Deus e ela soube distribuir a água viva de Cristo por onde passou. Deu passos audaciosos quando a Igreja pedia o recolhimento na Vida Consagrada,  mas nunca deixou de guardar sua intimidade com Deus, na oração, e sua comunhão com a Congregação. Seu legado permanece entre nós!

 

Hoje vivemos outros tempos e a Igreja pede que a Vida Religiosa Consagrada esteja em saida, disposta a sujar os pés nas diferentes estradas da sociedade e levar a luz de Cristo ao mundo. Essa saída chamamos de Missão. A exemplo de nossa amada Venerável Benigna a Congregação das Irmãs auxiliares de Nossa Senhora da Piedade experimentou, de uma forma muito bonita e inovadora, a saída de uma grande quantidade de Religiosas, juntamente com jovens e leigos dos nossos colégios para uma experiência de Missão da Semana Santa no interior de Minas, do Maranhão e também com as Irmãs em Angola e nas comunidades inseridas. Uma experiência profunda! Pouco pode ser explicado em palavras, mas, é a essência de uma entrega de vida, de doação, de gratuidade  que gera o crescimento pessoal, espiritual e um amadurecimento da fé, da esperança e da Consagração.

 

Recebemos a profunda intercessão da Irmã Benigna Victima de Jesus, nessa jornada missionária. Enfrentar os desafios específicos da missão requer despojamento e coragem,  abrir mão de alguns confortos que já estamos habituados como a rede do Wi-Fi, por exemplo, em prol de um bem maior. Abrir mão deles, por tão pouco tempo nos faz agregar espaço para outras riquezas que de fato fazem a nossa vida perfeita, gera sentido, gratidão e faz o coração ardente de alegria, restaura o brilho dos olhos e nos impulsiona para ser missão também em nossa rotina, assim como fez Irmã Benigna. 

 

Os frutos da experiência de missão, o aprendizado desses dias, levam jovens e adultos a ampliarem a percepção da vida, das pessoas e a perceberem que a verdadeira riqueza da vida consiste em ser de Deus, em todas as escolhas de vida. A maior dádiva que a Missão nos trás é o encontro com  o outro, e o encontro com o próprio Senhor Jesus Cristo no coração das outras pessoas. Essa virtude foi imensamente cultivada pela nossa Venerável Benigna, e quando ela dizia:"Jesus tem pressa", alertava para a necessidade que temos de encontrarmos com Ele e compartilhar a luz da vida eterna.  

 

Essa experiência de Missão tornou-se mais rica, enquanto Igreja, porque recebemos a feliz notícia de que o Processo Diocesano do Servo de Deus Domingos Evangelista Pinheiro foi analisado e aprovado por Roma, atendendo aos requisitos do Vaticano para prosseguir, o Fundador plantou boa semente em sua jornada Missionária, seus passos seguidos pela Venerável Benigna Victima de Jesus gerou novos frutos de bondade para a humanidade e hoje a Igreja trabalha para reconhecer a vida de Santidade na vida dos dois Santos que Deus nos presenteou. 

 

Somos chamados e chamadas a viver a Missão que Deus nos confia com amor,  com entrega, com esperança e com gratuidade. Que o Servo de Deus Domingos Evangelista Pinheiro e a Venerável Benigna Victima de Jesus intercedam por nós e nos ajudem a testemunhar o amor de Cristo Jesus Ressuscitado. Que a Mãe da Piedade nos ajude em nossa jornada missionária! Ânimo e Coragem! Jesus tem pressa! 

Artigos Escritos por Madre Teresa Cristina Leite